domingo, 27 de maio de 2012

Vídeos para relativizar

Oi pessoal!

Hoje estou colocando alguns vídeos para analisarmos. São os clipes das músicas "Triunfo" do Emicida, "Classe Média" do Max Gonzaga, "Classe Média Sofre" do Mc Branco Drama e um vídeo do humorista Marcelo Adnet sobre "eleitores elitistas". Eles não falam diretamente sobre Sociologia, porém, é muito interessante observarmos que cada vídeo apresenta a visão de um grupo social em relação aos demais ou  em relação a si mesmo, seja essa visão satirizada ou não. Isso pode nos levar a perceber que o discurso de cada grupo é dado a partir de seu próprio ponto de vista, ou seja, só faz sentido absoluto se levado em conta os seus valores, suas regras, linguagens e contexto. É uma lógica muito parecida com o texto "Os Nacirema", para entedermos a visão do outro temos que nos imaginar como outro, usar os seus "óculos para ver o mundo", isso é chamado de "relativizar" e é um conceito fundamental nas Ciências Sociais.

 Abaixo estão os vídeos, para assistir basta clicar nas imagens. Espero que gostem!

Triunfo - Emicida


Classe Média - Max Gonzaga
 
 
Classe Média Sofre - Mc Branco Drama

Marcelo Adnet - Eleitores Elitistas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Texto - Os Nacirema

Boa noite pessoal!

Segue abaixo o link para o texto "Os Nacirema" de Horace Miner. Fiz algumas adaptações do texto original pra facilitar a nossa leitura. Nesse texto o autor descreve muitos rituais que compõe a vida dessa tribo, os Nacirema, envolvendo suas relações com seu corpo, saúde e higiene. É interessante observar diferenças e semelhanças entre as culturas, pois cada uma, inclusive a nossa, lida de maneira diferente com as necessidades impostas pela vida em comunidade e dão, por consequência, significados diferentes às ações e acontecimentos. O fundamental é entender que nossa cultura não é menos estranha do que qualquer outra quando vista de fora.

P.S. - como eu disse em aula, esse texto tem algo de especial, uma espécie de segredo, quem descobrir por favor conte na próxima aula ou deixe um recado, pois vai ser muito interessante trabalharmos isso juntos.

Espero que gostem! (para ler o texto basta clicar no link abaixo)

https://docs.google.com/open?id=0B_uPISoKEc0LUnc2Rkc1UlZ2LUk


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vídeo 2 - Ilha das Flores

Eai pessoas, esse é o curta-metragem "Ilha das Flores" do Jorge Furtado, um cineasta de Porto Alegre conhecido aqui e lá fora. Ele retrata em uma linguagem quase científica diversas etapas de produção, mas principalmente as diferenças sociais que estão presentes no nosso sistema econômico, além de descontruir algumas noções que a gente vê no dia-a-dia.

Espero que gostem!


Vídeo 1 - A história das coisas

Pessoal esse é o vídeo da primeira aula "A história das coisas". Nele podemos ver com um pouco mais de profundidade todas as etapas que bens de consumo percorrem antes de chegarem a nossa casa. A idéia é que possamos entender as relações de trabalho e de poder que estão presentes na produção de tudo aquilo que consumimos.

Espero que gostem! (Para assistir é só clicar na imagem abaixo)