terça-feira, 30 de outubro de 2012

Trabalho para 09/11/2012

Caríssimos(as)

conforme conversamos na última aula, seguem as orientações para o trabalho que deverá ser entregue na próxima aula, 09 de novembro. Nesse dia faremos uma discussão baseada nos trabalhos apresentados e na temática que estudamos desde o começo do semestre. 

No trabalho devem ser analisados os vídeos apresentados em aula e a imagem que cada aluno(a) recebeu. São, portanto, 3 análises. O objetivo é tentar compreender essas informações através da teoria que estamos estudando, ou seja, o Capitalismo. Por isso, procurem utilizar os conceitos que estudamos, tentando identificar nos vídeos e imagens elementos estudados em aula e assim explicá-los e compreendê-los melhor.

Abaixo estão os vídeos que assistimos em aula, ambos retirados do Youtube, para aqueles que não compareceram ou quiserem assistir novamente. O primeiro é uma gravação realizada durante uma manifestação no Largo Glênio Peres que foi largamente noticiada pela mídia envolvendo o mascote da Copa do Mundo. O segundo é a gravação de uma desocupação determinada pela Justiça em 2007 de um prédio no centro de Porto Alegre ocupado pelo Movimento 20 de novembro.

Aqueles que faltaram à última aula devem tirar um xerox da imagem que algum colega recebeu para poder realizar a atividade.

Caso haja alguma dúvida, deixem um recado nesta postagem.

Um abraço e até dia 09!

 
Manifestação e o tatu-bola



Desocupação


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Continuação sobre o capitalismo

Boa noite!

Dando continuidade ao nosso estudo sobre o capitalismo estou postando hoje um vídeo e uma imagem. O vídeo é na verdade apenas o áudio da música "Fábrica" da banda Legião Urbana e a imagem uma ilustração de pirâmide social crítica do capitalismo, ou seja, uma maneira crítica de enxergar as divisões dessa sociedade. Procurem usar os conhecimentos e conceitos da última aula para ouvir a música e observar a imagem, pois a partir de agora trabalharemos também um modo mais "crítico" de observar o mundo a nossa volta.

Espero que gostem!

Fábrica - Legião Urbana


Pirâmide social do Capitalismo