terça-feira, 30 de outubro de 2012

Trabalho para 09/11/2012

Caríssimos(as)

conforme conversamos na última aula, seguem as orientações para o trabalho que deverá ser entregue na próxima aula, 09 de novembro. Nesse dia faremos uma discussão baseada nos trabalhos apresentados e na temática que estudamos desde o começo do semestre. 

No trabalho devem ser analisados os vídeos apresentados em aula e a imagem que cada aluno(a) recebeu. São, portanto, 3 análises. O objetivo é tentar compreender essas informações através da teoria que estamos estudando, ou seja, o Capitalismo. Por isso, procurem utilizar os conceitos que estudamos, tentando identificar nos vídeos e imagens elementos estudados em aula e assim explicá-los e compreendê-los melhor.

Abaixo estão os vídeos que assistimos em aula, ambos retirados do Youtube, para aqueles que não compareceram ou quiserem assistir novamente. O primeiro é uma gravação realizada durante uma manifestação no Largo Glênio Peres que foi largamente noticiada pela mídia envolvendo o mascote da Copa do Mundo. O segundo é a gravação de uma desocupação determinada pela Justiça em 2007 de um prédio no centro de Porto Alegre ocupado pelo Movimento 20 de novembro.

Aqueles que faltaram à última aula devem tirar um xerox da imagem que algum colega recebeu para poder realizar a atividade.

Caso haja alguma dúvida, deixem um recado nesta postagem.

Um abraço e até dia 09!

 
Manifestação e o tatu-bola



Desocupação


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Continuação sobre o capitalismo

Boa noite!

Dando continuidade ao nosso estudo sobre o capitalismo estou postando hoje um vídeo e uma imagem. O vídeo é na verdade apenas o áudio da música "Fábrica" da banda Legião Urbana e a imagem uma ilustração de pirâmide social crítica do capitalismo, ou seja, uma maneira crítica de enxergar as divisões dessa sociedade. Procurem usar os conhecimentos e conceitos da última aula para ouvir a música e observar a imagem, pois a partir de agora trabalharemos também um modo mais "crítico" de observar o mundo a nossa volta.

Espero que gostem!

Fábrica - Legião Urbana


Pirâmide social do Capitalismo
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O capitalismo

Olá pessoal!

Dando início aos temas que trabalharemos durante o semestre, temos o capitalismo. Para ilustrar as aulas temos abaixo alguns vídeos que falam sobre o capitalismo de diversas formas, suas implicações na sociedade, sua história, sua lógica e também críticas ao sistema. Para dar início sugiro que revejam alguns vídeos que ja foram postados no blog, como o "A história das coisas", "Ilha das flores" e "Classe média". Esses vídeos trazem um pouco do sistema de produção, relações de compra e venda, relações entre pessoas e o valor atribuído aos produtos no sistema capitalista.

Abaixo também temos um clipe da música "Homem Primata" dos Titãs e o trailer do documentário "Capitalismo, uma história de amor" do Michael Moore. Procurem identificar em todos os vídeos sugeridos elementos que tenhamos discutido em aula. Quem puder e quiser, sugiro assistir ao documentário do Michael Moore, pois é bem interessante ver as coisas por um outro ângulo.

Um grande abraço e espero que gostem!







sexta-feira, 29 de junho de 2012

Revisão

Boa noite, pessoal!

Conforme combinado em aula, estou disponibilizando a revisão feita na última semana para auxiliá-los nos estudos. Para acessar os slides basta clicar no link abaixo:

https://docs.google.com/open?id=0B_uPISoKEc0LWjdBUzk2NU5jTzQ


Um abraço e bom final-de-semana!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Questões das aulas

Boa noite caríssimos e caríssimas!

Abaixo estão as questões que passei como tarefa para vocês durante o semestre. Peço para aqueles que ainda tem alguma por entregar que o façam na aula da próxima semana, pois será a última oportunidade.

Questão 01 - Qual a diferença entre o nosso conhecimento e a ciência?

Questão 02 - Para que serve o Estado? Por que temos que seguir as leis?

Questão 03 - Cite um exemplo que você conheça, já tenha vivido, visto ou ouvido falar que traga elementos da teoria do Contrato Social.

Questão 04 - Por que existem mais brancos do que negros no Ensino Superior?

Questão 05 - Quais assuntos trabalhados em aula estão presentes nos curtas-metragens "Vista Minha Pele" e "Acorda, Raimundo, acorda"? Explique.

Um abraço e boa semana!

domingo, 24 de junho de 2012

Vídeos da aula

Olá pessoal!

Seguem abaixo os curtas-metragens que assistimos em aula, "Vista Minha Pele" e "Acorda, Raimundo, acorda". Conforme já discutimos em aula, eles são muito interessantes para observarmos as instituições sociais e relações de poder entre grupos sociais, que podem gerar discriminação e exclusão. Quando vemos, porém, uma situação diferente daquela com a qual estamos acostumados fica mais fácil estranharmos isso e por consequência nos questionarmos sobre ela.

Para ver os vídeos basta clicar nas imagens abaixo:

Vista Minha Pele

Acorda, Raimundo, acorda


domingo, 10 de junho de 2012

Vídeo 3 - Criança, a alma do negócio

Oi pessoal!
Hoje estou postanto o documentário Criança, a alma do negócio. Ele é um pouco maior do que os outros vídeos, mas podem assistí-lo aos poucos, pois vale muito à pena. O documentário fala principalmente sobre o fetiche da mercadoria direcionado a crianças, um tema que vocês com certeza vão estudar mais a fundo no próximo semestre. Mas, de maneira geral podemos dizer que ele fala sobre a propaganda direcionada a crianças. As propagandas têm o dever de gerar o desejo do consumo nos telespectadores e fazem isso, quase sempre dando a um objeto um valor maior do que ele realmente possui, ou seja, associam aquele objeto à beleza, felicidade, sucesso pessoal e profissional, uma família feliz, atração do sexo oposto, enfim, outros bens, que não são materiais. Essa tática se torna ainda mais poderosa, porém, quando é direcionada a crianças, que têm uma capacidade menor para distinguir realidade e fantasia. No documentário também podemos ver exemplos de como podem acontecer traços da exclusão social, conforme vimos na última aula.

Espero que gostem! (para assistir o vídeo basta clicar na imagem abaixo)



domingo, 27 de maio de 2012

Vídeos para relativizar

Oi pessoal!

Hoje estou colocando alguns vídeos para analisarmos. São os clipes das músicas "Triunfo" do Emicida, "Classe Média" do Max Gonzaga, "Classe Média Sofre" do Mc Branco Drama e um vídeo do humorista Marcelo Adnet sobre "eleitores elitistas". Eles não falam diretamente sobre Sociologia, porém, é muito interessante observarmos que cada vídeo apresenta a visão de um grupo social em relação aos demais ou  em relação a si mesmo, seja essa visão satirizada ou não. Isso pode nos levar a perceber que o discurso de cada grupo é dado a partir de seu próprio ponto de vista, ou seja, só faz sentido absoluto se levado em conta os seus valores, suas regras, linguagens e contexto. É uma lógica muito parecida com o texto "Os Nacirema", para entedermos a visão do outro temos que nos imaginar como outro, usar os seus "óculos para ver o mundo", isso é chamado de "relativizar" e é um conceito fundamental nas Ciências Sociais.

 Abaixo estão os vídeos, para assistir basta clicar nas imagens. Espero que gostem!

Triunfo - Emicida


Classe Média - Max Gonzaga
 
 
Classe Média Sofre - Mc Branco Drama

Marcelo Adnet - Eleitores Elitistas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Texto - Os Nacirema

Boa noite pessoal!

Segue abaixo o link para o texto "Os Nacirema" de Horace Miner. Fiz algumas adaptações do texto original pra facilitar a nossa leitura. Nesse texto o autor descreve muitos rituais que compõe a vida dessa tribo, os Nacirema, envolvendo suas relações com seu corpo, saúde e higiene. É interessante observar diferenças e semelhanças entre as culturas, pois cada uma, inclusive a nossa, lida de maneira diferente com as necessidades impostas pela vida em comunidade e dão, por consequência, significados diferentes às ações e acontecimentos. O fundamental é entender que nossa cultura não é menos estranha do que qualquer outra quando vista de fora.

P.S. - como eu disse em aula, esse texto tem algo de especial, uma espécie de segredo, quem descobrir por favor conte na próxima aula ou deixe um recado, pois vai ser muito interessante trabalharmos isso juntos.

Espero que gostem! (para ler o texto basta clicar no link abaixo)

https://docs.google.com/open?id=0B_uPISoKEc0LUnc2Rkc1UlZ2LUk


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vídeo 2 - Ilha das Flores

Eai pessoas, esse é o curta-metragem "Ilha das Flores" do Jorge Furtado, um cineasta de Porto Alegre conhecido aqui e lá fora. Ele retrata em uma linguagem quase científica diversas etapas de produção, mas principalmente as diferenças sociais que estão presentes no nosso sistema econômico, além de descontruir algumas noções que a gente vê no dia-a-dia.

Espero que gostem!


Vídeo 1 - A história das coisas

Pessoal esse é o vídeo da primeira aula "A história das coisas". Nele podemos ver com um pouco mais de profundidade todas as etapas que bens de consumo percorrem antes de chegarem a nossa casa. A idéia é que possamos entender as relações de trabalho e de poder que estão presentes na produção de tudo aquilo que consumimos.

Espero que gostem! (Para assistir é só clicar na imagem abaixo)