terça-feira, 30 de outubro de 2012

Trabalho para 09/11/2012

Caríssimos(as)

conforme conversamos na última aula, seguem as orientações para o trabalho que deverá ser entregue na próxima aula, 09 de novembro. Nesse dia faremos uma discussão baseada nos trabalhos apresentados e na temática que estudamos desde o começo do semestre. 

No trabalho devem ser analisados os vídeos apresentados em aula e a imagem que cada aluno(a) recebeu. São, portanto, 3 análises. O objetivo é tentar compreender essas informações através da teoria que estamos estudando, ou seja, o Capitalismo. Por isso, procurem utilizar os conceitos que estudamos, tentando identificar nos vídeos e imagens elementos estudados em aula e assim explicá-los e compreendê-los melhor.

Abaixo estão os vídeos que assistimos em aula, ambos retirados do Youtube, para aqueles que não compareceram ou quiserem assistir novamente. O primeiro é uma gravação realizada durante uma manifestação no Largo Glênio Peres que foi largamente noticiada pela mídia envolvendo o mascote da Copa do Mundo. O segundo é a gravação de uma desocupação determinada pela Justiça em 2007 de um prédio no centro de Porto Alegre ocupado pelo Movimento 20 de novembro.

Aqueles que faltaram à última aula devem tirar um xerox da imagem que algum colega recebeu para poder realizar a atividade.

Caso haja alguma dúvida, deixem um recado nesta postagem.

Um abraço e até dia 09!

 
Manifestação e o tatu-bola



Desocupação


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Continuação sobre o capitalismo

Boa noite!

Dando continuidade ao nosso estudo sobre o capitalismo estou postando hoje um vídeo e uma imagem. O vídeo é na verdade apenas o áudio da música "Fábrica" da banda Legião Urbana e a imagem uma ilustração de pirâmide social crítica do capitalismo, ou seja, uma maneira crítica de enxergar as divisões dessa sociedade. Procurem usar os conhecimentos e conceitos da última aula para ouvir a música e observar a imagem, pois a partir de agora trabalharemos também um modo mais "crítico" de observar o mundo a nossa volta.

Espero que gostem!

Fábrica - Legião Urbana


Pirâmide social do Capitalismo
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O capitalismo

Olá pessoal!

Dando início aos temas que trabalharemos durante o semestre, temos o capitalismo. Para ilustrar as aulas temos abaixo alguns vídeos que falam sobre o capitalismo de diversas formas, suas implicações na sociedade, sua história, sua lógica e também críticas ao sistema. Para dar início sugiro que revejam alguns vídeos que ja foram postados no blog, como o "A história das coisas", "Ilha das flores" e "Classe média". Esses vídeos trazem um pouco do sistema de produção, relações de compra e venda, relações entre pessoas e o valor atribuído aos produtos no sistema capitalista.

Abaixo também temos um clipe da música "Homem Primata" dos Titãs e o trailer do documentário "Capitalismo, uma história de amor" do Michael Moore. Procurem identificar em todos os vídeos sugeridos elementos que tenhamos discutido em aula. Quem puder e quiser, sugiro assistir ao documentário do Michael Moore, pois é bem interessante ver as coisas por um outro ângulo.

Um grande abraço e espero que gostem!







sexta-feira, 29 de junho de 2012

Revisão

Boa noite, pessoal!

Conforme combinado em aula, estou disponibilizando a revisão feita na última semana para auxiliá-los nos estudos. Para acessar os slides basta clicar no link abaixo:

https://docs.google.com/open?id=0B_uPISoKEc0LWjdBUzk2NU5jTzQ


Um abraço e bom final-de-semana!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Questões das aulas

Boa noite caríssimos e caríssimas!

Abaixo estão as questões que passei como tarefa para vocês durante o semestre. Peço para aqueles que ainda tem alguma por entregar que o façam na aula da próxima semana, pois será a última oportunidade.

Questão 01 - Qual a diferença entre o nosso conhecimento e a ciência?

Questão 02 - Para que serve o Estado? Por que temos que seguir as leis?

Questão 03 - Cite um exemplo que você conheça, já tenha vivido, visto ou ouvido falar que traga elementos da teoria do Contrato Social.

Questão 04 - Por que existem mais brancos do que negros no Ensino Superior?

Questão 05 - Quais assuntos trabalhados em aula estão presentes nos curtas-metragens "Vista Minha Pele" e "Acorda, Raimundo, acorda"? Explique.

Um abraço e boa semana!

domingo, 24 de junho de 2012

Vídeos da aula

Olá pessoal!

Seguem abaixo os curtas-metragens que assistimos em aula, "Vista Minha Pele" e "Acorda, Raimundo, acorda". Conforme já discutimos em aula, eles são muito interessantes para observarmos as instituições sociais e relações de poder entre grupos sociais, que podem gerar discriminação e exclusão. Quando vemos, porém, uma situação diferente daquela com a qual estamos acostumados fica mais fácil estranharmos isso e por consequência nos questionarmos sobre ela.

Para ver os vídeos basta clicar nas imagens abaixo:

Vista Minha Pele

Acorda, Raimundo, acorda