sexta-feira, 29 de junho de 2012

Revisão

Boa noite, pessoal!

Conforme combinado em aula, estou disponibilizando a revisão feita na última semana para auxiliá-los nos estudos. Para acessar os slides basta clicar no link abaixo:

https://docs.google.com/open?id=0B_uPISoKEc0LWjdBUzk2NU5jTzQ


Um abraço e bom final-de-semana!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Questões das aulas

Boa noite caríssimos e caríssimas!

Abaixo estão as questões que passei como tarefa para vocês durante o semestre. Peço para aqueles que ainda tem alguma por entregar que o façam na aula da próxima semana, pois será a última oportunidade.

Questão 01 - Qual a diferença entre o nosso conhecimento e a ciência?

Questão 02 - Para que serve o Estado? Por que temos que seguir as leis?

Questão 03 - Cite um exemplo que você conheça, já tenha vivido, visto ou ouvido falar que traga elementos da teoria do Contrato Social.

Questão 04 - Por que existem mais brancos do que negros no Ensino Superior?

Questão 05 - Quais assuntos trabalhados em aula estão presentes nos curtas-metragens "Vista Minha Pele" e "Acorda, Raimundo, acorda"? Explique.

Um abraço e boa semana!

domingo, 24 de junho de 2012

Vídeos da aula

Olá pessoal!

Seguem abaixo os curtas-metragens que assistimos em aula, "Vista Minha Pele" e "Acorda, Raimundo, acorda". Conforme já discutimos em aula, eles são muito interessantes para observarmos as instituições sociais e relações de poder entre grupos sociais, que podem gerar discriminação e exclusão. Quando vemos, porém, uma situação diferente daquela com a qual estamos acostumados fica mais fácil estranharmos isso e por consequência nos questionarmos sobre ela.

Para ver os vídeos basta clicar nas imagens abaixo:

Vista Minha Pele

Acorda, Raimundo, acorda


domingo, 10 de junho de 2012

Vídeo 3 - Criança, a alma do negócio

Oi pessoal!
Hoje estou postanto o documentário Criança, a alma do negócio. Ele é um pouco maior do que os outros vídeos, mas podem assistí-lo aos poucos, pois vale muito à pena. O documentário fala principalmente sobre o fetiche da mercadoria direcionado a crianças, um tema que vocês com certeza vão estudar mais a fundo no próximo semestre. Mas, de maneira geral podemos dizer que ele fala sobre a propaganda direcionada a crianças. As propagandas têm o dever de gerar o desejo do consumo nos telespectadores e fazem isso, quase sempre dando a um objeto um valor maior do que ele realmente possui, ou seja, associam aquele objeto à beleza, felicidade, sucesso pessoal e profissional, uma família feliz, atração do sexo oposto, enfim, outros bens, que não são materiais. Essa tática se torna ainda mais poderosa, porém, quando é direcionada a crianças, que têm uma capacidade menor para distinguir realidade e fantasia. No documentário também podemos ver exemplos de como podem acontecer traços da exclusão social, conforme vimos na última aula.

Espero que gostem! (para assistir o vídeo basta clicar na imagem abaixo)